top of page

CAPÍTULOS



I. INTRODUÇÃO: ANÁLISE E ENSAIOS DE NOSSAS RAÍZES

​​O livro inicia com uma análise do universo das recordações e o desafio no recolhimento de dados. Revela através de um raciocínio coerente, os fenômenos e atividades mentais que rondam a herança familiar, propondo a filosofia intuitiva como via na conquista do livre arbítrio.

II. PARTE INICIAL DE UMA COMPOSIÇÃO MEMORÁVEL

​Num "flash-back" segue a história da família Kummer quando a investigação do autor situou-se na terra natal de um de seus ancestrais. Ali conciliou o passado e o presente, levando à descoberta de preciosidades literárias e documentais entrelançando-se na antiga trilha da adomercida história familiar. Faz conhecer as dificuldades durante a garimpagem, tirando o véu do que estava oculto desde sua infância. 



III. OS KUMMER SAPATEIROS

A história da família Kummer transcorre a partir do século XVI nos pequenos povoados rurais na região da Baviera alemã. A saga narra a história de Mathias um agricultor originário das cercanias do Rio Danúbio, região onde também estabeleceu-se seu único filho Johann Georg. Naquela época juntamente do ofício do camponês, o artesão era uma profissão muito popular na Alemanha rural. Incentivados pela demanda do mercado, a família de J. Georg aprendeu a antiga arte do couro de costura, a sapataria. Em tempos tempestuosos, cada um sabia  onde lhe apertava o sapato, e apartir daí, outras profissões surgiram no meio familiar.

 

IV. FRANZ XAVER KUMMER

​A biografia do 4º filho de uma família de sapateiros prossegue com a história. A aventura de uma juventude repleta de sonhos e dificuldades, entretecidas por decisões que foram consideradas o verdadeiro juiz de suas ações. Naquele mundo hostil era muito difícil ir além da classe social que havia nascido, mas ele consegue exceder os limites previstos da tradição herdada de seus avós interessando-se pela Jurisprudência, o último juiz de um mosteiro. Aliado a sua esposa em uma história rica de lutas e renúncias, representa o esforço familiar que de perto assitiu os elementos que surgiram na vida de seus doze filhos. 



 

V. A NOVA GERAÇÃO: O ÚLTIMO DESEJO DE ALBERT 

O ramo do século XIX inicia-se com a trajetória de Albert. Um jovem interessado na área de filosofia que abandonou a casa paterna aos treze anos em direção ao antigo Liceu na terra de seus genitores. Posteriormente já em Munique, rapidamente é absorvido em Direito, ciência decisiva na carreira laboral. Casou-se e desta união nasceram sete filhos que devido ao mundo atarefado do pai, deslocavam-se de cidade em cidade. Albert perto dos seus 100 anos escreveu com sua esposa um testamento esclarecendo de forma solente suas últimas vontades e a questão da ajuda mútua.



 

VI. OS FILHOS DO RÉGIO JUIZ

O breve capítulo apresenta a vida dos filhos do casal Kummer. A infância e juventude de irmãos que na barulhenta época perceberam certa disposição de empenhar vontades. A busca de duas irmãs e  o paradeiro de cinco homens entrelaçam-se com as explicações da sociedade, a consanguinidade ,desilusões de adultos, tragédias, vitórias e a tentativa de reconciliação.



 

VII. WENZESLAUS FRIEDRICH OTTO KUMMER

O tema central na história nos leva a conhecer o último homem da família do século XIX, pai dos primeiros Kummer do nordeste brasileiro. Este jovem chegou ao Brasil sem saber se ficaria por muito tempo, mas em terras desconhecidas, pronto a emancipação e mergulhado na insegurança do novo mundo tornou-se o nosso verdadeiro legado. Adentro de nossas matas selvagens conheceu uma jovem brasileira, casaram-se e tiveram um único filho. Na vivência nordestina envolvida pelo trabalho, deixou-nos sem saber sobre o seu fim mortal. Neste capítulo temos a oportunidade de descobrir sua vida e os possíveis motivos que o levaram a deixar este mundo.  



 

VIII.VOVÓ FRANCELINA E A NOVA FAMÍLIA

Vovó é a primeira personagem feminina que ocupa um capítulo inteiro na história familiar. A matriarca que engravidou aos dezessete anos do seu primeiro filho perdeu repentinamente o marido-amigo, um estrangeiro que um dia chegara no nordeste vindo da longe Alemanha. Mesmo rodeada das dificuldades da época,  nada podia parar aquela mulher. Pessoas de sua sanguinidade tornaram-se mediadoras e juntos formaram novas famílias na escaldante terra nordestina do início do século XX.



 

IX. OS KUMMER DO NORDESTE: FREDERICO OTTO KUMMER 

O protagonista Frederico é a continuação e genitor desta família no Brasil. Nasceu no interior de Pernambuco sendo cuidado por uma mãe viúva e um avô. Ao lado de engenhos e fábricas de pano, fazia-se perceber desde menino uma vontade arrojada na ajuda ao próximo. Com sua esposa e uma prole de treze filhos, seguiram adentro no nordeste brasileiro durante seu primeiro ofício na construção ferroviária. No interior do estado de Alagoas estabeleceram-se para sempre e ali a nova geração aprendeu o que pai Frederico guardava no interior do seu peito.  Sozinho instruiu-se na área de medicina, fundando uma farmácia, lugar onde ele sendo o único médico da localidade cuidou de toda a gente.



 

ANEXOS & ENCONTROS DA FAMÍLIA

Reunidas estão algumas fotografias da época e uma reportagem realizada por um jornal alemão quando a investigação genealógica foi iniciada. Ainda uma descrição sobre os encontros da família Kummer no Brasil através da " Kummerfest" realizados pela linhagem que encontra-se no sul do país. Em continuação é apresentado um artigo de um jornal brasileiro que resume as três linhagens da família Kummer no Brasil.



 

ORIGEM DO SOBRENOME KUMMER

Sem esquecer os mínimos pormenores na origem do sobrenome Kummer o autor apresenta um estudo profundo descritos em trinta e quatro páginas. A origem do sobrenome alemão e a tentativa de aproximação até o seu possível real significado.

 

ESTUDO DO BRASÃO

​Uma análise sobre o escudo de armas, verdades e mitos que compõe o imaginário de uma gama descendentes. 



 

Y-DNA E A ORIGEM GENÉTICA DOS KUMMER

Indo além dos vastos campos brasileiros e europeus, o autor submete-nos a um novo entendimento da história familiar. Dobrando-nos a aceitar a igualdade de nossos genes com toda a comunidade global, verificando cientificamente, com provas e estudos genéticos a realidade da árvore mundial. Passa pelos povos da antiguidade e os mais recentes sendo capaz de transformar o que entendemos sobre nossas origens.



 

O NÓ DA QUESTÃO & ATO PSICOGENEALÓGICO

O último capítulo explora até a exaustão a morte repentina de nosso genitor alemão W. Friedrich Kummer. A verificação dos mitos familiares, os fatos que por meio de informes foram obtidos em diversas fontes. Coloca em evidência o estudo da reflexão e da psique, um estado que abranda os primeiros impedimentos culturais, atuando com uma interpretação nova, a luz para a vindoura geração.



Resumo do livro: Lá não existem Flores.

bottom of page